As multifuncionais são impressoras que se tornaram populares porque, além de imprimir, tiram cópias, digitalizam e também podem enviar fax. São usadas tanto no ambiente doméstico quanto em empresas.
Com a tendência para a digitalização, será que ainda compensa comprar impressora para fazer cópias? Para responder a essa pergunta, precisamos analisar o custo-benefício dessa aquisição. É sobre esse assunto que vamos tratar neste post. Acompanhe a leitura e tire suas conclusões!
Tirar cópias é algo do passado?
Definitivamente não. Ainda que muitos processos possam ser feitos online (é possível digitalizar e enviar documentos e outros arquivos por e-mails e plataformas digitais), as cópias ainda são necessárias em muitos atendimentos presenciais.
Na verdade, muitas pessoas ainda preferem os atendimentos presenciais e, em alguns casos, eles são fundamentais. Dessa forma, tirar cópias é uma ação necessária e preventiva, já que evita riscos com documentos originais. Em certas situações, as cópias precisam ficar anexadas a outros documentos.
Isso significa que a digitalização e os arquivos digitais ainda não substituíram completamente a necessidade de fazer cópias. Por isso, muitos estabelecimentos oferecem essa opção, mesmo que não seja sua atividade econômica mais importante, como mercadinhos e até clínicas médicas.
Sem falar nos pontos que se dedicam quase que exclusivamente a essa atividade, estrategicamente localizados em centros comerciais.
Por que comprar impressora para fazer cópias?
Para facilitar a vida dos clientes, muitos escritórios de contabilidade e advocacia oferecem o serviço de tirar cópias. Sai mais barato e é mais cômodo para o cliente, além de economizar tempo para ambas as partes: o profissional e o cliente.
Pode-se argumentar que, para tirar cópias, podemos comprar somente uma máquina copiadora. Porém, o custo-benefício de ter uma impressora multifuncional é muito maior!
Afinal, a impressora multifuncional pode ser conectada a um computador e, assim, fazer cópias, impressões, digitalizações (sendo que alguns modelos também enviam fax). Certamente, o escritório sai ganhando. Nos escritórios de advocacia, é recorrente a necessidade de imprimir, digitalizar e replicar documentos.
O cliente ficará muito mais satisfeito se puder fazer tudo no próprio escritório, sem ter que se deslocar para outro lugar — é mais seguro e mais econômico.
O custo-benefício realmente compensa?
Enfim, em certos negócios (como escritórios de advocacia, de arquitetura e de contabilidade, cartórios, papelarias e outros) vale a pena contar com uma impressora para fazer cópias. O custo-benefício compensa, considerando as vantagens em curto e longo prazo. Com a multifuncional, é possível economizar tempo e trabalho.
E vale lembrar que, ainda que as digitalizações substituam, muitas vezes, as cópias, as multifuncionais sempre costumam apresentar as duas opções. Os custos com uma máquina que somente digitaliza (não imprime nem faz cópias) tendem a ser bem mais altos.
É um investimento que vale a pena, cujo payback promete ser curto, pois agiliza o trabalho, otimizando o tempo. Além disso, aumenta a satisfação do cliente — algo que todo escritório procura. Cliente satisfeito é mais fácil de fidelizar. As pessoas gostam de empresas que conseguem ser produtivas e rápidas ao mesmo tempo.
De qualquer modo, avalie tudo o que seu escritório precisa. O que procuramos ressaltar é que qualquer escritório de advocacia, não importa seu porte, vai se beneficiar com uma impressora para fazer cópias. O retorno do investimento não vem somente com as cópias, mas com as outras funções que a impressora oferece: o preço de uma multifuncional, comparado com seus benefícios, é vantajoso.
Basta escolher a impressora que sua empresa realmente precisa. Entre em contato conosco e poderemos conversar. Temos vários modelos de multifuncionais e alguns deles podem satisfazer exatamente as demandas de seu negócio!